h1

Santamaria

Fevereiro 1, 2008

Este blogue estaria encerrado, mas a excepcionalidade da situação justifica mais esta entrada:

Fui contactado pelo Santamaria, o jogador neo-zelandês que passou pelo Farense em 1987/88, no sentido de saber de que forma seria possível arranjar as cassetes de um jogo amigável disputado entre o Farense e o Olhanense em 16 de Agosto de 1987 (foi transmitido na RTP2), no qual marcou o golo da vitória do empate.
Se algum dos nossos leitores puder ajudar o Santamaria, tem à disposição, como é hábito, a caixa de comentários ou o e-mail do blogue para deixar a sua mensagem.

75 comentários

  1. Lembro-me do Santamaria.
    Até tinha boa pinta, era alto, forte fiscamente, e com boa técnica, mas creio que não deve haver registo desse jogo, uma vez que era amigavel.

    Votos de sucesso e sorte para ele, embora já não deva jogar.


  2. Taça de Honra da AF Faro 87/88

    FARENSE, 0 – OLHANENSE, 7
    Estádio São Luis
    Árbitro: Vitor Néné, auxiliado por Ildefonso Pádua e Custódio Reis

    Farense: Ivo: Carlos Alberto, Campos, Góis e Steven; Araújo, Paulo Sebastião e Capela; Barrocal, Peiroteo e Xabregas;

    Olhanense: Gorriz; João Reina, Herculano, Vitor Ova e Tito; Aldeias, Nelson Silva, Floris (Luis Soares aos 37) e Rui Fonseca; Martens (Miguel aos 70) e Oliva;

    Golos: Oliva (3 e 55), Nelson Silva (8), João Reina (40 e 83) e Aldeias (81)

    O jornalista Teixeira Marques que assina a ficha escreve ainda que estavam 4.500 espectadores…

    OLHANENSE, 2 – FARENSE, 2
    Estádio José Arcanjo
    Árbitro: Cesário Evaristo

    Olhanense: Gorriz; João Reina, Herculano, Lima (Vitor Ova aos 46) e Tito; Carlos Reis, Nelson Silva, Rui Esteves (Oliva aos 46) e Aldeias; Floris (Martens aos 66) e Raul Mejia;

    Farense: Tavares: Coelho (Brito aos 54), Marcos, João Gilberto (Patrick aos 77) e Arújo; Pereirinha, Rogério (Capela aos 46), Barrocal e Nelo; Fernando Cruz e Cadri (Dougle Todorya aos 46);

    Golos: Raul Mejia (27), Aldeias (32), Fernando Cruz (61) e Dougle Todorya (90)


  3. Como já disse no meu blog… o jogo que ele fala pode ter sido a apresentção do Farense, à noite… alguns pois destes dois jogos… o Olhanense esteve a ganhar 1-0, e depois perdeu 2-1 ou 3-1, mas não tenho a ficha desse jogo.


  4. parece-me que o santamaria será esse dougle todorya… nada melhor que ele ou o arquivista pra confirmarem…


  5. Está a ficar um caso divertido 😀 , um obrigadinho ao Melga e ao BB.

    O “Dougle Todorya” só pode ser o Santamaria, disso não me restam dúvidas.
    Também me parece que o jogo a que o Santamaria seja este Olhanense: 2 Farense: 2, no qual ele marcou então o golo do empate, não o da vitória.
    E se este jogo foi disputado a 26 de Agosto de 1987, então a transmissão da segunda parte esteve mesmo programada para a RTP2.


  6. Arquivista, o Santamaria é um dos jogadores que me falta identificar e a dica do BB fez-me procurar, e encontrei, no site do Olympic AFC (Nova Zelândia) um Douglas Todorya que lá jogou entre 79 e 84. Noutra pesquisa no portal da FPF encontrei um Panayot Todorya
    (21-19-1964) que teria portanto 23 anos em 87.
    Sabes mais alguma coisa ?


  7. E porque será que resolveu escolher o nome de “Santamaria”? “Todória” nem soava mal!
    .


  8. Parece que foi para o Farense oriundo dum dos Brugges, certo? E ao que parece depois andou no futebol grego… não será dificil descobrir-lhe o rasto via net…

    Continuo a dizer é que o jogo não foi transmitido… pode é ter sido filmado e pode ter passado o resumo, mas isso é outra coisa…


  9. E agora que falamos, penso que tenho um Santamaria no Farense numa colecção de cromos… vou procurar ao final do dia. A descrição de cabelinho “à Ribeiro e bigode” fez-me lembrar isso, pois é daqueles cromos que nunca me lembro de vê-lo jgoar ou figurar numa ficha de jogo e que aparecem nas colecções não se sabe bem como. Sempre pensei que fosse mais um dos brasileiros que passaram pelo S. Luís nessa altura.

    Outra coisa: não estive em nenhum desses jogos da Taça de Honra, que penso que se disputaram durante o dia e ao fim-de-semana, e que terei feito uma praiazinha nesses dias, pois perdia poucos jogos nessas alturas, mas estive no tal jogo disputado à noite, Farense-Olhanense, poucos dias depois desses dois.

    Penso que era a apresentação do Farense, que nesse jogo já se apresentou na máxima força, com a equipa mais próxima com a titular que iria jogar na 1ª Divisão. O Olhanense esteve a ganhar 1-0, mas perdeu por 2-1 ou 3-1 na segunda parte.


  10. Zenabola:

    Segundo me disse o Santamaria, o seu nome civil é Panayotis Todorya, pelo que deve ser esse mesmo no Portal da FPF, nascido a 21 de Outubro de 1964.

    Melga:

    Sei que, depois do Farense, o Santamaria jogou no Fenerbahce (clube ao qual, creio, ainda se enconta ligado). Agora só gostava era mesmo de confirmar preto no branco a data deste jogo…


  11. Nisso acho que o BB é que poderá ajudar… algures nos registos farenses de jogos de apresentação e tal…


  12. Já agora: se procurarmos Doug Todorya no google, há também registos no RSSSF de algumas internacionalizações, em 1982, pela selecção de sub-20 da Nova Zelândia. O que até bate certo com a data de nascimento registada na FPF – 1964.

    Quanto ao jogo do Farense com o Olhanense, não saberei mais que vós: talvez quem tenha acesso aos desportivos dessa época (A Bola?) nos possa confirmar a data exacta desse encontro.


  13. Jornais regionais algarvios ou de Faro também devem ter isso, DEBO.


  14. O pessoal da defesadefaro não terá argumentos para este caso? Eu prometo, quase de certeza, trazer o cromo dele hoje ou amanhã, eheheh


  15. Olá pessoal, preciso das fichas completas da supertaça de portugal desde a primeira edição.Sou pesquisador gaúcho e adepto do Grêmio FBPA de Porto Alegre, admirador do futebol português.


  16. Arquivista, desculpa lá, mas esta história do Santamaria cheira a esturro…mais vale andar à procura do Lince da Malcata.

    O que eu acho é que este Santamaria é treta, um internet hoax ou um scam, no fucking way and don’t be kidding me…


  17. Desculpa dizer-te ó Paulo, mas se fores aos comments no post do desunited sobre ele… vais ver que pelo menos 2 pessoas lembram-se dele e têm versões mais ou menos divi-conver-detergentes sobre o homem…

    Mas se não acreditas, eu esta tarde vou “colar” o cromo que ontem encontrei dele… mi aguardji…


  18. Melga, lá que passou um Santamaria da Nova Zelândia pelo Farense isso passou e não duvido, o que eu duvido é que ele tenha mesmo contactado o arquivista.

    Parece-me mais que alguém se fez passar pelo Santamaria, sabendo que é um dos maiores mistérios destes X-Files do futebol português (Santamaria, the Bigfoot of portuguese soccer eh eh 😉 ) e que chamaria sempre a atenção.
    É o que eu acho, se o arquivista sabe qualquer coisa mais não sei.


  19. Eu, o BB e o arquivista sabemos algo q


  20. O arquivista sabem algo que tu não sabes, sim. Mas é só um bocadinho. E o arquivista tem algo que bate certo com o cromo que eu achei. Não sei é se ele quer publicar essa parte. E não tou a ver o arquivista a lançar um desafio destes sem ter provas concretas de que a pessoa que o contactou. E tudo bate certo, afinal de contas. As minhas memórias dos jogos entre Olhanense e Farense nessa pré-época, e as do Careca de Leste então… ele é apenas umas das enciclopédias futebolísiticas mais compeltas que conheço e contra quem não quereria de certeza jogar num programa do Jorge Gabriel… mas esta tarde falamos.


  21. Aqui está um cromo dele no Farense:

    Parece que existiu, não?


  22. E já está no desunited o post sobre o gaijo:
    http://algarve-desunited.blogspot.com/2008/02/mariano-luiso-e.html


  23. É pá na nos deixem na ingonrancia. contem lá a estória toda do home.

    Bom trabalho na procura de um dos cromos mais falados destes blogs….


  24. Desde que ninguém apanhe igonranceia, tude bem. Eu tou por tude. Sem tabus.


  25. Paulo M:

    Isso já parece paranóia de gestor de segurança… 😉
    É claro que o e-mail do Santamaria não podia ser um hoax, até porque veio acompanhado por uma foto recente dele – a ser divulgada oportunamente…

    Alencar:

    Sem poder agora garantir, creio que o ZeroZero tem todas as fichas da Supertaça:

    http://www.zerozero.pt


  26. Arquivista, melga, amigos, se receberam mesmo um mail do Santamaria, então até podem dizer que receberam uma carta do Pai Natal e eu acredito…


  27. Assim é que é falar, amigão!

    Arquivador, moss… tás a fazer segrede da tegarfia que o santamaria mandou por cá de quem? Aquile é um mimo… só na publicámes do dzunaite aidna por respeito à tua e privacidade dele, ehehehe…


  28. Arquivista
    Consultei o zerozero.pt, mas só constam da edição 2003 entre FC Porto e Leiria até a atual, consegui ainda as edições 2001 e 2002 em reportagens de jornais, mas faltam as anteriores, as jogadas à duas mãos como dizem vocês.Por que será que é tão difícil de conseguir? O campeonato de portugal, muito mais antigo, já temos, acredito que em algum lugar podemos encontrar tais fichas, quem souber e quiser postar, fiquem a vontade.


  29. Foto actualizada de santodorya no desunited já inserida, devidamente autoriza. Quem é o camafeu ó lade do gajo?


  30. aqui tá ela: http://algarve-desunited.blogspot.com/2008/02/santamaria.html


  31. Na revista Record da apresentação de época 2007/2008, está as fichas de todos os jogos da Supertaça Cândido de Oliveira desde a 1ª edição, caro amigo Alencar.


  32. Caeiro
    Infelizmente não tenho como conseguir a revista Record, se você ou algum amigo do blog puder fazer esse favor postando as fichas, inclusive há uma edição da temporada 43/44, se não me engano, ficarei muito agradecido, inclusive , se alguém quiser informações do futebol gaúcho ou brasileiro, posso informar sem nenhum problema. As fichas poderão ser postadas aos poucos, como lhes convier.Desde já, muito obrigado.


  33. Consulte neste blogue parte direita aparece RSSF, clique aí e nas competições de portugal, penso que está lá a Supertaça e fichas de jogos. Outra coisa gostaria que me enviassem por email alguém que tenha feito os resumos das épocas da 1ª divisão desde 1991/92 a 1999/2000. O meu mail – ruic_aei@hotmail.com
    Obrigado.


  34. Oi, atão já na se fala do santeodosya aquele??? E o resto da carrera dele? O que faz na turquia??? Quem é o careca ao lado del na foto?


  35. Já agora, ó arquivista, manda lá iste com um tamanhe melhorzinhe pró neo-greco-turquezelês:


  36. Caeiro
    Já havia consultado o RSSSF, mas só constam o resultado das finais, não há fichas. Se alguém do blog tiver a revista record com as fichas da supertaça, desde a primeira edição, e se interessar em postá-las, estarei no aguardo.Até a próxima pessoal, e boas pesquisas.


  37. E o resto da carreira do Sanamaria?


  38. essa é que é essa…………..


  39. Vai uma apostinha de que o Santamaria foi um daqueles jogadores de praia que só arranjaram um contrato profissional em Portugal?

    Ainda por cima no Farense, dasse…


  40. Olá, boa noite, há algum tempo que tenho visitado este wordpress e já percebi que aqui só há gente que percebe mesmo à séria da bola, pessoal que nasceu antes de mim, e que já viu coisas que eu não vi; uma vez que, por exemplo em 87, só tinha um ano de vida, hehe

    Mas agora ando a fazer um site sobre futebol, e pretendo nele incluir resultados e classificações de épocas anteriores, e é difícil encontrá-las.

    Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar, contribuindo com estas informações que vos peço. Da primeira divisão não preciso, dava-me sobretudo que me conseguissem enviar classificações das distritais, já que as associações não as têm informatizadas…

    Para os que possam eventualmente colocar a questão, porquê que eu não me dirijo às associações e consulto os relatórios de contas, gostaria de dizer que sou invisual, e por isso não posso consultar essas informações, senão via computador.
    Já agora, se fôrem ao meu site, entendam a fraca atracção visual; os conteúdos não são ilegíveis, mas só agora começo a ter alguma ajuda de quem vê, sobre a melhor disposição de certos links e títulos e etcs.
    Gostaria também de dizer que quem quer que contribua, se me permitir, terá o seu nome colocado na área de colaboradores; não vim aqui para me aproveitar do trabalho que têm feito; simplesmente quis pedir ajuda a quem anda nisto há mais anos do que eu, e quem tem mais possibilidades do que eu, neste caso relacionado apenas com a minha falta de visão.

    Abraços a todos, e parabéns a todos por este excelente trabalho.
    Sou da opinião que o wordpress não devia terminar, este arquivo é simplesmente excelente…
    Há um site que é
    http://www.playerhistory.com ou .org, e que segundo sei tem mais de 100000 jogadores no registo; possivlemente lá encontram as informações que pretendem sobre o Santa Maria

    Abraços a todos

    Carlos Bonaparte
    futebolemPortugal@portugalmail.pt
    http://futebolemPortugal.do.sapo.pt

    PS: Esper não estar a repetir o comentárioo, mas não vi isto a ficar e não conheço o WordPress… peço desculpa se ficarem 2 comentários iguais.


  41. Paulo:

    Isso já é má vontade…

    Melga:

    Creio que o BB já deva ter neste momento informações completas do que eu sobre a carreira do Santamaria. 😉


  42. ELE EXISTE!
    http://algarve-desunited.blogspot.com/2008/02/fernando-cruz-ribeiro-e-santamaria.html
    E curtiu bué o fernando BARRETA!


  43. Olá a todos, tenho tido dificuldades em comentar noutras categorias, só consigo comentar neste post, não sei o que se passa =S

    Bom, eu gostaria de saber se há alguém que me pudesse fornecer, para posterior publicação no meu site, os resultados da liga de Honra 1990-1991 até 1999-2000

    Obrigado e já agora, eu vi aí um comentário àcerca do Fonseca do Montijo, havia um Alberto Fonseca Rangel, segundo sei, que jogava no Montijo, pelo menos até 1973, possivelmente seria o tal Fonseca da época 1975-1976, que depois foi colocado na lista de despensas do clube… tentei investigar mais sobre, mas não encontrei muita coisa…

    Abraços!

    Carlos Bonaparte


  44. Carlos:

    Por causa de uns “acidentes” no Verão passado, pus o WordPress com um filtro “anti-spam” muito apertado, e basta ter um IP parecido com aquele que serviu para “atacar” o blogue para a sua mensagem ser logo desviada para o balde do “spam” (embora depois eu a possa recuperar).


  45. rquivista:

    Olá, há alguma forma de eu poder controlar o meu IP ou alguma coisa que eu possa fazer deste lado para contornar a siuação?

    Não que hjja grandes problemas, mas pronto, assim o meu comentário não era publicado 3 ou 4 dias depois de o ter escrito, até porque e certas situações pode já ser despropositado digamos assim.

    Já agora, vi aí uns comentários no blog sobre o estar a pedir demais ao arquivista, gostaria de pedir ao SR. Arquivista, se alguma vez estiver a pedir de mais, que me diga, não é essa a minha intensão mas pode acontecer… e no que se refere ao meu pedido sobre a Liga de Honra, não o faço a ninguém em específico, faço-o a quem tiver essas informações… venha de quem vier são bem vindas…

    Já agora, porque não consigo comentar noutros tópicos, gostaria de tentar chegar à fala com o SR. Luís Ruivinho… caso ele veja este comentário que me escreva:
    futebolemPortugal@portugalmail.pt

    Abraços!


  46. Olá mais uma vez, faço votos que este comentário saia o quanto antes do balde de SPAM directamente para o tópico.

    Eu estou a tratar da publicação de todas as supertaças com a constituição das equipas.
    Ainda não tenho todos os dados e falta-me confirmar a veracidade de alguns. Mas assim que publicar no site aviso aqui… abraços!


  47. Porque não continuam este projecto desde o início (época 1934/35 até hoje), gostaria muito saber dados dos jogos das décadas de 30,40 e 50


  48. Ola Francisco
    Estou a fazer isso!Mas com um probleminha ainda não está feito.É de onde?Se for de Lisboa ou Coimbra pode ajudar!
    Alguem que saiba em que ano e que equipas participaram na Taça Sul?Penso ser 2m 1952 ou por ai…Obrigado


  49. Bom dia, seria possível alguém me deixar a pontuação dos clubes da série 7, época 1954-1955?

    Aproveitando o facto de ter de escrever mais, quem me poderia arranjar classificações finais das distritais de Lisboa a partir de 1947-1948?
    Digo escrever mais porque depois de enviar o que escrevi apareceu-me uma mensagem:
    Erro WordPress.

    Está a enviar comentários rápido demais… tenha calma.

    Desculpem lá mas… looool

    Obrigado

    Carlos Bonaparte


  50. SR. Arquivista:

    Não há nada que possa fazer para os meus comentários ficarem na hora?
    Ah e tem outro problema… é que eu só posso comentar aqui, porque de resto, em todos os outros posts, aparece-me sempre a mensa mensagem: “discarded”, que eu nem sei o que significa, mas não ficam os meus comentários =SS

    Se o SR. Arquivista puder fazer algo… eu sei, andaram por aqui uns spammers a fazer das suas, mas… se puder dar um jeitinho =X

    Forte abraço a todos,

    Carlos Bonaparte


  51. Caro Carlos Bonaparte,
    Já percebi que é um amante e curioso do Futebol Português, contudo, poupe-me do “Futebol em Portugal, onde o Futebol Português acontece…”, coitados dos meus timpanos…Preste aqui a sua valiosa, mas…Ter de apanhar com o seu site, por favor. Entenda, esta é uma critica construtiva, anuncie o seu site noutras páginas pf.
    Abraço
    Paulo Oliveira


  52. Paulo Oliveira:

    Desportivamente, aceito que me escreva um e-mail para futebolemPortugal@portugalmail.pt
    Aceito todas as críticas, meter as suas opiniões sobre o meu site no blog do arquivista, concordará que não é o local mais adequado.
    Mas responder-lhe-ei com todo o gosto, até porque, já esperava que, mais tarde ou mais cedo, pudesse ouvir algumas dessas palavras.

    Forte abraço,

    Carlos Bonaparte


  53. Sr Bonaparte,

    Eu não teci qualquer crítica acerca do seu site, não opinei, nem opino, sobre o mesmo. Apenas registo com desagrado, que utilize o blog do arquivista, para publicitar o seu site. Esta minha modesta crítica, provavelmente terá eco noutros participantes deste blog, só que nunca se manifestaram.
    Abraço,
    Paulo Oliveira
    P.S. Escrever-lhe um e-mail para quê?! Mais uma vez sublinho, entenda este post como uma crítica construtiva.


  54. Caro Paulo Oliveira:

    Em primeiro lugar, desagrada-me ter de escrever isto aqui, mas visto não ter um e-mail do SR. para lhe escrever… terá de ser.

    1. Efetivamente
    “poupe-me do “Futebol em Portugal, onde o Futebol Português acontece…”, coitados dos
    meus timpanos…”
    isto é comentar o meu site, ou fazer apreciações sobre ele.

    2. A única coisa que faço é comentar. Se o SR. experimentar colocar um endereço de um site e um nome, pelo menos no meu computador acontece, verá que o seu nome aparecerá em cada comentário que fizer aarecerá já com a definição do seu nome, do seu e-mail (não publicado) e do site que indicou, de modo que não o faço cada vez que comento, nem me daria a esse trabalho.

    3. Se a opção para colocar nome, e-mail e site existe, não há porque sensurá-la, muito mais quando, anteriormente referido, ela aparece como pré-definido aqui no meu computador.

    4. Não venho para aqui “mandar bitaits” apenas, só para dizer que sei. Isso sim, poderia ser motivo para apontar que eu poderia estar a fazer publicidade ao meu site. Acrescento ainda a este ponto, que se tivesse conhecimento dos meses que já visito este blog, e do complicado que foi para conseguir comentar nele, mesmo antes de ter o site. Se tivesse conhecimento, certamente não teceria esse comentário.

    5. Por último, concordo com o SR. ao dizer que há outros lugares onde posso fazer publicidade. E acrescento-lhe, gratuíta. A mailing list da Universidade de Aveiro conta com mais de 16000 alunos com e-mail. E como sou lá estudante, não pagaria nada por isso, até porque, claro, utilizaria o meu próprio endereço de lá. Acredite que seria um público muito mais abrangente… mas não estou interessado. Farei publicidade sim, quando decidir investir economicamente no site.
    Para terminar o ponto e o comentário, acrescento-lhe ainda que tenho muito orgulho no meu site e no trabalho que tenho vindo a desenvolver, não por dizer que sou o maior, mas por ter sido tão relegado e diminuído dada a minha deficiência visual, e hoje estar onde estou, ter conseguido o que consegui, é por isso que tenho orgulho. Mais, há outros comentadores/arquivistas que também comentam com os links dos seus blogs. O número de comentários não está aqui em jogo, mas a verdade é que eu tenho imenso tempo, de forma que comento sempre que sinto que posso comentar, exceto quando algum comentário é dirigido a alguém em específico.

    “Ter de apanhar com o seu site, por favor. Entenda, esta é uma critica construtiva, anuncie o seu site noutras páginas pf.”

    Ninguém é obrigado a vistar o link dos meus comentários, seja site, blog, ou fotolog. Assim que o SR. se não pretender visitá-lo, sinta-se àvontade para não o fazer.

    Por fim, e já fora dos comentários, gostaria de pedir ao SR. que não alongasse mais este assunto. Nem o arquivista nem os restantes comentadores merecem “ter e apanhar” com esta situação.

    Obrigado,

    Carlos Bonaparte


  55. AMIGO BONAPARTE
    Para quando a publicação dos campeões REGIONAIS de LISBOA E ALGARVE?
    Isso seria uma Valiosa contibuição para este espaço.


  56. Boa tarde SR. João,

    Ainda não tive tempo de tratar das distritais do Algarve, mas publicarei em breve, possivelmente amanhã, as distritais de Lisboa desde 1906 até 2006-2007

    Quanto às do Algarve, requer mais tempo, porque alguns dos dados que tenho estão num ficheiro word em colunas… acontece que no meu programa de voz existe alguma dificuldade em ler ficheiros tabelados, mas vou dedicar-me a isso.

    Entretanto… eu não tenho nenhuma informação sobre a AF Bragança, é a única que não tenho, mas tentarei encontrar esses dados junto da AF Bragança, e se conseguir a lista de campeões publicá-la aqui também, o quanto antes.

    Forte abraço a todos,

    Carlos Bonaparte


  57. 1906-07 Carcavelos SC
    1907-08 Carcavelos SC
    1908-09 Carcavelos SC
    1909-10 SL Benfica
    1910-11 Clube Internacional de Football
    1911-12 SL Benfica
    1912-13 SL Benfica
    1913-14 SL Benfica
    1914-15 Sporting Clube de Portugal
    1915-16 SL Benfica
    1916-17 SL Benfica
    1917-18 SL Benfica
    1918-19 Sporting Clube de Portugal
    1919-20 SL Benfica
    1920-21 Casa Pia Atlético Clube
    1921-22 Sporting Clube de Portugal
    1922-23 Sporting Clube de Portugal
    1923-24 Casa Pia Atlético Clube
    1924-25 Sporting Clube de Portugal
    1925-26 Clube de Futebol Os Belenenses
    1926-27 Vitória Futebol Clube (Setúbal)
    1927-28 Sporting Clube de Portugal
    1928-29 Clube de Futebol Os Belenenses
    1929-30 Clube de Futebol Os Belenenses
    1930-31 Sporting Clube de Portugal
    1931-32 Clube de Futebol Os Belenenses
    1932-33 SL Benfica
    1933-34 Sporting Clube de Portugal
    1934-35 Sporting Clube de Portugal
    1935-36 Sporting Clube de Portugal
    1936-37 Sporting Clube de Portugal
    1937-38 Sporting Clube de Portugal
    1938-39 Sporting Clube de Portugal
    1939-40 SL Benfica
    1940-41 Sporting Clube de Portugal
    1941-42 Sporting Clube de Portugal
    1942-43 Sporting Clube de Portugal
    1943-44 Clube de Futebol Os Belenenses
    1944-45 Sporting Clube de Portugal
    1945-46 Clube de Futebol Os Belenenses
    1946-47 Sporting Clube de Portugal

    *O Vitória de Setúbal participou durante algum tempo na AF de Lisboa, desconhecendo eu se terá por algum momento participado nas duas associações. É estranho, porque encontro uma situação parecida, creio, com o Barreirense, o que não seria de estranhar pois o Barreiro é só atravessar de barco de uma margem para outra do rio, é perto… não sei.
    Mas sei que no norte acontecia o mesmo se não estou em erro, com o Sporting de Espinho, entre a AF Porto e a AF Aveiro.

    *Existem duas entradas dedicadas à Associação de Futebol de Lisboa:
    https://arquivista.wordpress.com/2007/08/05/os-arquivos-feitos-pelos-seus-leitores-vii/
    https://arquivista.wordpress.com/2007/09/09/os-arquivos-feitos-pelos-seus-leitores-xv/

    onde se podem encontrar informações complementares a esta, como por exemplo, mais listas de campeões, até 46, creio que não existia.

    Forte abraço,

    Carlos Bonaparte


  58. Corrijo:

    1914-15 Sport Lisboa e Benfica

    Forte abraço


  59. boas

    Ninguem conseguirá arranjar os historial das divisões da Associaçao de Futebol de Viana do Castelo

    abraço


  60. Edmur:

    A trabalhar nisso; tenho o histórico de vencedores até 43 e a partir de 1995, mas devo conseguir já nesta semana a lista completa.

    Tudo depende se a própria associação me conseguirá fornecer ou não…

    Quanto aos restantes arquivistas, se porventura visitarem este WordPress com o qual estou logado e o virem vazio não se espantem.

    Estou só com um pequeno probleminha em publicar nas categorias certas, a partir desse momento arranca o FutebolemPortugal no WordPress.

    Abraços,

    Carlos Bonaparte


  61. Boa tarde, tenho tentado encontrar o contato com SR. Zenabola, mas não encontro, e no seu perfil tal contato não aparece.
    Caso o SR. Zenabola veja esta mensagem ou outra pessoa, poderiam fornecer-me o contato e-mail do SR. Zenabola?

    Obrigado,

    Carlos Bonaparte


  62. boas Carlos Bonaparte

    afinal nao conseguiste o historico de Viana do Castelo?

    abraço


  63. Edmur:

    Pois não… eu telefonei para a Associação de futebol de Viana do Castelo e eles disseram que me iam mandar… mas não o fizeram…

    A única coisa que tenho são os campeões até 1943, e a partir de 1995-1996, ali´s, até tenho a partir de 1995-1996 as classificações…

    Abraços,

    Carlos Bonaparte


  64. Precisa-se:

    Pessoa disponível para, aos fins de semana, acompanhar em direto, através das rádios locais, os jogos mais importantes dos campeonatos da Segunda e Terceira divisões nacionais.

    Será o Futebol em Portugal a informar a cada quarta-feira quais os jogos que se devem acompanhar.
    Pagaremos 5 euros por fim de semana, tendo claro, em conta que, os jogos são geralmente apenas aos domingos e que têm uma duração máxima de duas horas no seu total.
    Ao estar atento só precisará nos informar no imediato através de e-mail, dos golos, minutos e autores dos mesmos, para disponibilizarmos essa informação online.

    Se alguém estiver interessado deverá escrever-nos para
    FutebolemPortugal@portugalmail.pt
    para maiores esclarecimentos.

    Espero que o Arquivista não leve a mal a colocação do nosso anúncio aqui; mas é o local mais frequentado por pessoas ligadas ao futebol, que conhecemos.

    Deixo ainda duas notas; o pagamento só será feito ao fim de duas semanas, e as primeiras duas são à experiência.

    No que toca às restantes questões, falar-se-á por e-mail, aos respetivos interessados.

    Pedido de: uma pessoa apenas.

    Maiores cumprimentos,

    Carlos Bonaparte


  65. Histórias da distrital

    72-73

    Caso do futebol português a nivel regional – Portalegre

    ùltima jornada, Estrela de Portalegre e Eléctrico P Sôr empatados no 1º lugar (resultado entre ambos 1-0, 0-1).

    resultados(!):
    Estrela Portalegre-Nisa e Bf 15-0
    Eléctrico PS-Os Elvenses 17-0

    Subiu Estrela porque a vantegem já era da equipa de portalegre(40-4, contra 34-1)

    em 1987, o Sanjoanense e Paços de brandão ‘levaram da grossa’ por uma questão semelhante, ambos vençeram por 23-0…ehehhe…e desceram à 2º distrital


  66. Gugu:

    Não foi 23-0 mas sim 32-0;

    Conseguiria arranjar-me a classificaçãon ou os participantes do distrital de Portalegre nessa época?

    Cumprimentos,

    Carlos Bonaparte


  67. Edmur:

    Há alguns tempos, longos, conversamos sobre o histórico de Viana do Castelo…
    ATé falamos que eu telefonei para lá e cisseram-me que mo enviavam, mas… nada…

    Qual não é meu espanto, há dias, ao pesquisar no site da AF de Viana… que está lá o histórico!

    Desde 72 é certo, mas até 43 eu tenho, e entre 43 e 72 a AF de Viana esteve parada… foram quase 30 anos sem competições…

    Abraços,

    Carlos Bonaparte


  68. Amigo Bonaparte,consulte o nosso blog e conheça antigos nomes que fizeram história no futebol Alentejano e Algarvio.
    Abraço


  69. Boa tarde,

    muito obrigado pela dica.

    Já agora, e já que se fala em futebol alentejano, retribuo o convite, mas agora para recordarem classificações de épocas anteriores dos campeonatos distritais no Alentejo:
    http://www.FutebolemPortugal.info

    Cumprimentos;


  70. antes de 72-73 as equipas dde Viana do Castelo disputavam a distrital em Braga(!)


  71. Caros amigos, apaixonados pela história do futebol,

    Estou a preparar o lançamento de um novo blogue no próximo dia 4 de Maio, data em que se comemora o 95º aniversário do U. Tomar, e que, a título de homenagem, será dedicado à recolha de informações históricas sobre este clube, representativo da minha terra e com tradições no panorama desportivo português.

    No âmbito das pesquisas que iniciei, tomei conhecimento destas magníficas páginas sobre a história do futebol português, que constituem um importante estímulo a desenvolver trabalhos similares.

    Ficar-vos-ia muito grato se me pudessem facultar informações adicionais – para além das classificações já publicadas neste blogue – de que eventualmente disponham (como, por exemplo, cópias de recortes de jornais, ou outros elementos) a propósito do U. Tomar.

    Deixo o meu e-mail para eventual contacto:

    tomar2@gmail.com

    Agradeço antecipadamente a todos os que me possam ajudar nesta apaixonante tarefa, que, como se escreveu aqui, “vale a pena”.

    Um abraço,

    Leonel Vicente


  72. Boa tarde, o Futebol em Portugal possui atualmente classificações dos distritais de Santarém, ininterruptamente desde 1951-1952, e outras, soltas, para trás.

    Não sei se tenho planteis da União de Tomar, mas se tiver envio-lhe;

    Cumprimentos,

    Carlos Bonaparte


  73. Obrigado!


  74. Para quem gosta de recordar o nosso clube em imagens, recordando as nossas vitórias e glórias, visite o Armazém Leonino. Julgo que passará alguns momentos nostalgicos. Peço desculpa pela intromissão!

    http://armazemleonino.blogspot.com

    para apaixonados por cromos,jornais antigos, relatos de futebol, revistas antigas, etc… visite!


  75. Gostaria de vos pedir um favor.

    Necessito de saber a matriz de resultados da 2ª divisão, zona sul, nas temporadas de 1978-79, e 1981-82.

    Será que me podem ajudar?

    e-mail:

    L-F@sapo.pt



Deixe uma Resposta

